Educação Corporativa

Os programas de treinamentos precisam estar fundamentados numa pedagogia que fomente em seus profissionais a condição de aprender a aprender. Estas mudanças provocaram, de forma geral e global, um grande impacto no contexto organizacional.

Para atender a esta nova tendência de mercado e desempenhar o papel que lhe estava sendo atribuído, é necessário ao trabalhador desenvolver habilidades e adquirir conhecimentos que lhe permitam interagir, tanto com as novas tecnologias, quanto com os colegas de trabalho, dentro dos novos modelos de organização do processo de trabalho que estão sendo introduzidos pelas empresas.

O atual momento vem impondo uma reconfiguração do sistema produtivo onde tem destaque a busca da flexibilidade e o uso, cada vez mais intensivo, da ciência e tecnologia nos processos de trabalho. Para atuar nesse ambiente e adequar-se às necessidades impostas pelo mercado, o trabalhador precisa: ser flexível e polivalente, capaz de resolver problemas, ter o domínio de conhecimentos e habilidades básicas, ter comportamento cooperativo e participativo, manter-se em constante aprendizado, entre outros requerimentos que o habilitem a apresentar o perfil desejado proporcionando maior agilidade no acesso à informação e à globalização. 

A aprendizagem organizacional é vista hoje como uma alternativa à reformulação dos valores que suportam a grande maioria das práticas organizacionais vigentes. Seus alicerces foram construídos sobre a transformação da visão sistêmica do ser humano. Foi adotada como ferramenta para dar suporte às necessidades dos empregados e empregadores, visando à obtenção de estabilidade econômica das empresas. Este método de ensino reconhece no homem sua consciência crítica, sua inteligência e suas necessidades de auto-realização, criando oportunidades para que suas habilidades e potencialidades aflorem no espaço de produção.

A educação corporativa busca o desenvolvimento do quadro de pessoal, objetivando a obtenção de melhores resultados nos negócios. Trata-se de um modelo estruturado utilizado para transmitir conhecimentos específicos sobre determinados assuntos dos quais os funcionários possam estar apresentando alguma deficiência, e também para prepará-los para os desafios vindouros.

Observa-se um número crescente de empresas que começam a estruturar seus sistemas educacionais próprios, a fim de garantir a sobrevivência. O conhecimento vem se transformando no recurso que mais agrega valor aos negócios. Acredita-se que os programas tradicionais de treinamento já não atendem mais às necessidades de capacitação e atualização exigidas pela dinâmica do mercado. Os programas precisam estar alinhados às estratégias do negócio. O funcionário precisa adquirir a habilidade de compreender o conhecimento transmitido num curso e contextualizá-lo na sua prática, bem como criar soluções para os novos e constantes problemas que vão surgindo, tais programas devem construir a ponte entre o desenvolvimento das pessoas e as estratégias de negócio da empresa, visando a uma vantagem competitiva.

O Aprendizado Organizacional é um grande exemplo de respeitar o indivíduo e dar condições para que este desenvolva plenamente a sua capacidade intelectual, e conseqüentemente, o seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

As organizações, por sua vez, devem buscar soluções customizadas para o desenvolvimento de conhecimento, de novas habilidades e atitudes para todos que participam do processo de negócio.
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